Após o nascimento do bebê, muitas mães têm vontade de eternizar esse momento especial na pele.
No entanto, durante o período pós-parto, é preciso ter alguns cuidados especiais, e isso inclui a realização de tatuagens.
Pode fazer tatuagem amamentando? Se não, depois de quanto tempo é permitido? Essas e outras dúvidas você esclarece a seguir. Boa leitura!
Pode fazer tatuagem amamentando?
Especialistas não recomendam a prática durante o período de aleitamento materno. Isso porque existe um risco de contaminações de vírus e bactérias por meio da agulha, sem contar que a pigmentação é feita à base de metal, o que pode desencadear reações alérgicas.
Além disso, durante a gestação, a pele da mulher também passa por algumas alterações. Por isso, cabe reforçar os riscos de desenvolver quadros alérgicos. O ideal é ter muita cautela nesse período.
Embora a tatuagem seja uma forma incrível de marcar momentos, durante a amamentação o corpo da mulher está ainda mais sensível e vulnerável, e por isso, especialistas recomendam evitar fazer tatuagem neste momento para garantir a segurança da mãe e do bebê.
Porque quem amamenta não pode fazer tatuagem?
A principal razão para evitar fazer tatuagem durante a amamentação é o risco de infecção, já que a tatuagem envolve uma ferida aberta na pele que pode ser porta de entrada para vírus e bactérias. Além disso, os pigmentos usados nas tintas contêm metais e substâncias que podem desencadear reações alérgicas na mamãe.
Outro ponto importante é que tatuar a região dos seios ou mamilo pode causar inflamações locais, obstruções nos ductos mamários, o que pode levar a problemas como mastite, uma inflamação dolorosa que pode dificultar ou interromper a amamentação.
Por esses motivos, os especialistas recomendam que as mães aguardem o término do período de aleitamento para fazer suas tatuagens com calma e segurança, cuidando sempre do bem-estar de ambos, mãe e filho.
Veja também: Tenho rachaduras, posso continuar amamentando meu bebê?
O que diz a Sociedade Brasileira de Pediatria?
A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda fazer tatuagens na região da mama ou do mamilo durante o período de amamentação. A orientação é de prevenir o risco de inflamações no local e obstruções nos ductos mamários, o que pode ocasionar o empedramento do leite e a mastite.
Ainda de acordo com a entidade, como não há evidências científicas especificando o que deve ou não ser feito, os especialistas orientam que a lactante evite se tatuar durante esse momento.
Quanto tempo após ganhar um bebê pode fazer uma tatuagem?
Passado o período de amamentação, já é possível fazer tatuagens sem correr nenhum tipo de problema de saúde nem prejudicar o bebê. Também vale reforçar alguns cuidados especiais recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
A amamentação deve ser exclusiva até o sexto mês de vida do bebê, e deve continuar em paralelo à alimentação complementar até os 2 anos ou mais. Não deixe de consultar seu profissional de saúde para obter orientações individualizadas.
O que não se pode fazer durante a amamentação?
Durante o período de amamentação, é importante ter atenção redobrada com o corpo e as escolhas que podem afetar a saúde da mãe e do bebê.
Por isso, alguns cuidados são essenciais, como evitar fazer tatuagens, especialmente na região dos seios e mamilos, pois isso pode causar inflamações, reações alérgicas e até obstrução dos ductos mamários, dificultando a amamentação e podendo levar à mastite.
Além disso, é fundamental evitar o consumo de álcool em excesso, o uso de medicamentos sem orientação médica, e exposição a ambientes contaminados que possam colocar em risco a imunidade do bebê. A segurança de ambos depende muito do cuidado e das escolhas conscientes nesse momento tão especial.
Veja também: O que comer enquanto estiver amamentando?
A segurança da mãe e do bebê é prioridade
No Nestlé Materna, sabemos que cada decisão conta para garantir uma amamentação tranquila e segura. Por isso, cuidar da mãe e do bebê é sempre prioridade.
Isso inclui consultar profissionais de saúde antes de iniciar qualquer procedimento estético, como a tatuagem, e seguir recomendações médicas para manter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.
Isso ajuda não só a proteger a saúde do bebê, mas também a fortalecer a ligação entre mãe e filho, fazendo desse momento uma experiência de muito amor e cuidado. Lembre-se: você merece todo o suporte para viver a amamentação com muita saúde e paz de espírito.
As dicas não substituem uma consulta médica. Consulte um profissional de saúde para obter orientações individualizadas.