Mulher grávida com expressão de desconforto, tocando a cabeça.

Azia na gravidez: por que acontece, como aliviar e o que evitar para não piorar

Gravidez
Artigo
Ago 26, 2025
10mins

Saiba o que causa a azia na gravidez, como aliviar os sintomas com segurança e o que evitar na alimentação da gestante!

A gestação é uma fase muito gostosa na vida da mulher e exige bastante do corpo. Ele se transforma drasticamente para gestar o bebê e entregar tudo que precisa para crescer e se desenvolver até o nascimento. Por isso, às vezes, estas mudanças podem trazer alguns desconfortos para a mamãe.

Hoje, vamos falar mais sobre a azia, uma das manifestações mais comuns na gravidez em todo o mundo.

Conversamos com a nutricionista Anna Carolina Ghedini, especialista em nutrição infantil, para trazer informações, orientações e dicas importantes para que as mamães possam evitar e até aliviar este desconforto que é a azia na gravidez. Boa leitura!

O que é a azia?

Mas, afinal, o que é azia? A azia é um sintoma caracterizado por sensação de queimação ou ardência no peito e na garganta. Ela costuma se manifestar depois das refeições ou quando a pessoa se deita.

Segundo a nutricionista Anna Ghedini, “na gestação, é comum o aparecimento de sintomas gastrointestinais. Isso se deve, especialmente, às mudanças hormonais e anatômicas.”

Anna explica que “a azia é uma queixa muito citada pelas gestantes e sua manifestação se deve à diminuição do esvaziamento gástrico pela redução do esfíncter esofágico, a digestão fica mais lenta, o que facilita o retorno do alimento."

Ou seja, esta sensação de queimação é causada pelo retorno do ácido gástrico do estômago para o esôfago, que, durante a gravidez, pode ter o seu orifício de saída reduzido, fazendo com que a digestão fique mais devagar e o alimento volte em direção à garganta.

O que significa ter muita azia na gravidez?

Ter muita azia na gravidez significa que o corpo da mamãe está passando por mudanças para gestar o bebê. É um sintoma muito comum.

Existem vários fatores que podem fazer com que a mamãe tenha muita azia na gravidez. A mudança hormonal necessária ao crescimento do bebê, o crescimento do útero, os hábitos alimentares ou até outras condições médicas que a mulher tenha tido antes da gravidez, como problemas intestinais e refluxo. É normal ter durante a azia na gravidez sintomas, como:

  • Queimação no estômago e garganta;
  • Ardência no estômago e garganta;
  • Sentir um líquido “subindo” para a garganta;
  • Sensação de “peso” no estômago.

Principais causas da azia na gravidez

Com todas as transformações hormonais e corporais que a mamãe passa na gestação, alguns órgãos também sofrem alterações no seu funcionamento.

Com o estômago não é diferente. O útero se expande cada vez mais para abrigar o bebê, comprimindo os órgãos mais próximos, o que diminui a capacidade de trabalho destes órgãos.

Outra causa são as alterações hormonais e a demanda que o corpo da mãe tem em produzir e transportar nutrientes necessários para o crescimento saudável do bebê.

Por isso, é tão importante a manutenção de uma alimentação e um estilo de vida adequados quando a mulher está grávida.

Há estudos que também demonstram que ambientes e rotinas estressantes podem contribuir para o mal funcionamento de órgãos, como o estômago.

O que fazer quando se tem muita azia na gravidez

Não existe como aliviar a azia na gravidez imediatamente, mas existem algumas formas de reduzir a sensação de queimação e ardor.

A especialista Anna Ghedini, esclarece que o ideal é prevenir a azia na gravidez. Entenda como aliviar:

“A nutrição pode ser uma excelente aliada para a redução da azia na gestação."

Algumas atitudes que devem ser colocadas em prática para minimizar esta sintomatologia são:

  • Fracionar bem as refeições em pequenos volumes;
  • Evitar alimentos gordurosos (frituras, salgados, embutidos) e apimentados;
  • Evitar alimentos que reduzem a pressão do esfíncter esofágico (chocolate, cafeína e hortelã);
  • Evitar tabaco e álcool (que são contraindicados na gestação);
  • Utilizar vinagre de maçã para temperar os vegetais por melhorar a digestibilidade;
  • Evita deitar imediatamente após as refeições e realizar refeições muito tarde;
  • Evitar roupas apertadas na região abdominal.

Dar prioridade a lugares tranquilos durante a gestação ou durante as crises de azia, também é uma forma de evitar a azia na gravidez. Estudos apontam que o estresse pode agravar problemas gastrointestinais, especialmente para as mamães.

Dica:

Se a queimação estiver muito forte, a mamãe pode optar por beber ou comer algo gelado, como água, suco natural, água de coco ou até a própria fruta gelada. Isso ajuda a aliviar a sensação ruim da azia na gravidez.

Como ter uma alimentação para reduzir azia na gravidez

É muito importante manter a atenção aos hábitos alimentares da mamãe para aliviar a azia na gravidez. Isso porque o estômago tem que trabalhar mais e produzir maior quantidade de ácido gástrico para digerir determinados alimentos.

Quanto mais ácido gástrico o estômago produz, maior a possibilidade de sentir azia.

“É importante destacar que cada gestação é única e é fundamental observar a sua própria tolerância individual. Algumas gestantes sentem maior desconforto com alimentos específicos, o que não é o caso de outras. Um exemplo disso é o consumo de leite e lácteos em geral (queijos, iogurtes). Eles não são alimentos proibidos, mas para sua digestão, mais ácido é liberado no estômago, podendo piorar a azia.”

Então sabemos que para cada grávida os alimentos podem se comportar de formas diferentes. Vamos passar algumas dicas valiosas de hábitos alimentares da mamãe, que vão ajudar a saber como aliviar a azia na gravidez.

A nutricionista Anna faz uma última recomendação importantíssima: “Coloque em prática essas dicas, mas não deixe de registrar o alimento consumido próximo ao momento da azia para observar a sua própria tolerância.”

Evite alimentos ricos em cafeína

A cafeína costuma diminuir o ritmo de digestão e estimular a produção de ácido gástrico no estômago, o que pode piorar muito a sensação de queimação e ardência, e aumentar a azia na gravidez.

  • Alimentos e bebidas ricos em cafeína que devem ser evitados:
  • Café;
  • Chás (chá preto, chá mate, chá de guaraná);
  • Refrigerantes;
  • Energéticos;

Tente não comer alimentos condimentados

Quem sofre de azia na gravidez deve sempre tentar não comer alimentos condimentados, pois eles podem irritar o estômago e aumentar a quantidade de suco gástrico, o que, já sabemos, piora a queimação e o ardor. Muitas vezes, eles podem conter também gorduras saturadas e alto teor de sódio.Evite os seguintes alimentos condimentados:

  • Molhos apimentados;
  • Mostarda;
  • Ketchup;
  • Temperos prontos;
  • Pimentas fortes;

Não beba líquidos durante as refeições

Quando a mamãe beber líquidos durante a refeição, a bebida irá se misturar com a comida, aumentando o volume do estômago. Isso também contribui com o aumento da pressão dentro do estômago, o que faz com que o ácido gástrico retorne ao esôfago com mais facilidade.

É recomendado beber líquidos meia hora antes e meia hora depois de se alimentar.

Dica:

Dê preferência por comer mais vezes ao longo do dia e com porções menores de alimentos. Isso permite que o estômago tenha intervalos de tempo maiores para fazer a digestão completa, aliviando os sintomas da azia na gravidez.

Consuma alimentos como iogurte natural, vegetais e grãos integrais

Iogurte natural, os vegetais e os grãos integrais são ricos em nutrientes, fibras e probióticos, elementos que ajudam muito a aliviar os sintomas da azia na gravidez e da saúde em geral.

O iogurte natural contém probióticos que ajudam a manter a flora intestinal equilibrada, favorecendo também a digestão. O mais recomendado é o iogurte natural desnatado, pois ele contém menos gorduras que o iogurte integral.

Nos vegetais, é possível encontrar nutrientes, fibras, vitaminas e minerais diversos, que também auxiliam na digestão e na redução da acidez do estômago. Dê preferência para vegetais cozidos, que também facilitam a digestão.

Os grãos integrais são ricos em fibras e também ajudam a diminuir a acidez estomacal. São grandes aliados para que a mamãe tenha maior sensação de saciedade, comendo menos quantidade.

Beba suco de melão

Nas crises de azia, uma boa saída pode ser beber uma pequena quantidade de suco de melão. O melão é uma fruta alcalina, ou seja, tem alto potencial de reduzir a acidez de outros elementos, para torná-los mais “neutros”.

Assim, acontece quando o suco do melão entra em contato com o ácido contido no estômago, a fruta tende a neutralizar um pouco, podendo até aliviar a sensação de queimação.

Para prevenir a azia na gravidez, é recomendado beber o suco puro do melão, que também fornece vitamina C, potássio, magnésio e cálcio.

Mas atenção: o melão também é considerado um laxante natural, então não é recomendado que a gestante consuma mais do que uma ou duas vezes na semana, para não correr o risco de causar outros problemas intestinais como diarréia.

Coma maçã ou pera

Tanto a maçã quanto a pera são ótimas opções de frutas para um lanche rápido. Isso porque são ricas em fibras, que ajudam na digestão e podem prevenir a azia na gravidez.

A pera e a maçã são de fácil digestão, e complementam a dieta com vitaminas do complexo B, antioxidantes e minerais, como o fósforo e o potássio.

Alguns dos componentes presentes na maçã podem ajudar também na suplementação natural do ácido fólico durante a gestação.

Evite comer duas horas antes de dormir

Durante o sono, a digestão é normalmente mais lenta, o que exige que o estômago acumule mais suco gástrico, aumentando a probabilidade de causar azia. Fazer as refeições com antecedência, faz com que o estômago tenha tempo extra para processar os alimentos.

Quando a mamãe se deita, pouco tempo depois de uma refeição, ela fica em posição horizontal. Esta posição permite que o ácido gástrico suba para o esôfago com mais facilidade, o que causa a sensação de queimação, característica da azia na gravidez.

Não é recomendado deitar após as refeições, mas, caso a gestante precise se deitar, seja para dormir ou apenas descansar, o ideal é ficar em uma posição em que fique recostada, mantendo a cabeça bem mais acima do resto do corpo. Para isso, pode elevar a cabeceira da cama com travesseiros ou almofadas.

Grávida pode tomar bicarbonato para azia?

Não é recomendado que gestantes tomem bicarbonato para azia. Tanto o bicarbonato de sódio puro quanto os remédios que contenham o elemento, como os famosos antiácidos, podem ser prejudiciais. O bicarbonato de sódio pode causar aumento da pressão arterial, desidratação, entre outras complicações.

Mamães devem ter atenção para o uso de chás e outras preparações feitas em casa, que prometem aliviar a azia. Pode parecer um bom remédio caseiro para azia na gravidez, mas algumas plantas e substâncias podem ser bastante prejudiciais e até tóxicas, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Durante as crises de azia na gravidez, o que tomar pode piorar muito o quadro e até gerar outros problemas de saúde. O ideal é evitar receitas caseiras e concentrar os esforços na mudança de hábitos alimentares, preferencialmente com acompanhamento de um profissional especialista em nutrição.

O melhor remédio caseiro para azia na gravidez é o controle da alimentação e dos hábitos alimentares, pois a azia é um sintoma gastrointestinal.

Remédios para azia: posso tomar durante a gravidez?

Alguns remédios para azia podem ser usados na gravidez, como antiácidos à base de hidróxido de alumínio ou magnésio, mas sempre com orientação médica. Automedicação pode afetar a saúde do bebê ou interferir na absorção de nutrientes. Converse com seu obstetra antes de usar qualquer medicamento.

Quando procurar o médico por causa da azia?

Gestante em consulta médica com a mão sobre a barriga.

Se a azia for frequente, intensa, causar dor no peito, dificuldade para engolir ou não melhorar com mudanças na alimentação, é importante procurar o médico. O obstetra pode avaliar se há refluxo ou necessidade de tratamento específico, garantindo mais conforto e segurança durante a gestação.

Conclusão

A sensação de queimação e ardência parece ser maior quando a mulher está grávida, até porque os sentidos estão aflorados, há muitas mudanças hormonais e podem existir outros desconfortos e até dores.

Com a ajuda da nutricionista Anna Carolina Ghedini, entendemos neste artigo que a azia na gravidez é um sintoma muito comum entre as mulheres, mas que pode ser evitada com algumas mudanças de hábitos e estilo de vida.

Resumidamente, estas são as formas de evitar a azia na gestação:

  • Mudanças nos hábitos alimentares;
  • Evitar alimentos que pioram a azia;
  • Tentar manter-se em ambientes tranquilos;
  • Evitar álcool e tabaco (são contraindicados na gravidez);
  • Dar preferência para roupas que não apertem a barriga.

É importante lembrar que o nutricionista é o profissional mais indicado para dizer o que pode ser feito para evitar a azia na gravidez de cada mamãe, porém o ginecologista obstetra também é capaz de passar algumas orientações neste momento.

Este artigo tem a intenção de informar e, embora tenha tido o auxílio de uma nutricionista para responder às dúvidas, as dicas não substituem uma consulta médica. Procure um profissional de saúde especializado para receber orientações individualizadas.

Gostou deste conteúdo? Então, confira tudo sobre Ascite: quais são os sintomas, causas e como eliminar o líquido acumulado!

Dra. Anna Carolina Ghedini
Dra. Anna Carolina Ghedini
Nutricionista
  • Nutricionista
  • Especialista em Nutrição Infantil

Perfil no Instagram: www.instagram.com/nutriped/

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Refluxo gastroesofágico. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/refluxo-gastroesofagico/&gt;

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Guia de prática clínica: sinais e sintomas do trato gastrointestinal. Disponível em: <https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf&gt;

OBSTETRÍCIA UFRJ. Pequenos distúrbios da gravidez. Disponível em: <http://www.me.ufrj.br/images/pdfs/protocolos/obstetricia/pequenos_distu…;